Contatos em (51) 3061.9626

Dicas sobre intercâmbio no Canadá

Por Vitor Hugo Lopes | há 6 anos - 14.01.2018

O Canadá é um país incrível, aberto para imigrantes com políticas sociais de dar inveja a qualquer país. Pensa em fazer seu intercâmbio no Canadá? Entenda como funciona esse país maravilhoso!

Posso dirigir no Canadá? 

Sim. Para dirigir no Canadá durante as 04 semanas, basta apresentar a carteira de habilitação expedida no Brasil. A regra, no entanto, é válida pelo período máximo de três meses. Para alugar um carro em geral a idade mínima é de 25 anos e os preços variam bastante, de acordo com a estação do ano, o tipo do veículo e o período de locação. 

Posso fumar no Canadá? 

Por lei, não é permitido fumar em prédios públicos, no trânsito público, em shoppings e na maioria dos restaurantes, pubs, boates, estádios e cassinos. Porém quase todos restaurantes e outros estabelecimentos têm áreas designadas para fumantes, tais como pátios ou áreas externas aquecidas com lugares para sentar. Atenção: só fume em áreas permitidas. 

Como o canadense se alimenta? 

Os canadenses normalmente fazem três refeições por dia: De manhã o “breakfast” (café da manhã) que inclui cereal com leite, torradas com geléias de frutas, café em uma grande xícara que eles chaman de "mug", panquecas com mel ou similar e em algumas famílias fazem ovos fritos com bacon e um tipo de salsicha. Mas a torrada com geléia e o cereal com leite são indispensáveis no café da manhã canadense. Ao meio dia é a hora do “lunch” (almoço). O almoço canadense geralmente é muito prático e rápido. O trabalhador canadense, também como no Brasil, tem uma hora de almoço, como temos no Brasil. É comum encontrar cadeias de “fast food” ou restaurantes tipo lanchonete que servem comidas tipo “Buffet” (self service), onde você poderá mesclar um prato de comida com sanduíches ou até mesmo sopas. O “Dinner” ou jantar geralmente é servido seis horas da tarde. No jantar se faz uma refeição completa que inclui carne, legumes e saladas. No Canadá não se usa muito fazer arroz. O arroz é substituído pelo purê de batatas. A batata é base das refeições canadenses. Se faz de tudo com a batata. 

O horário comercial no Canadá é igual no Brasil? 

Os horários das lojas e os grandes armazéns variam segundo as cidades. Em Quebec, British Columbia e outros Estados, os comércios abrem com um horário continuado de 9:30 às 21:00 horas de segunda-feira à sexta-feira e sábados e domingos das 9:00 às 17:00 horas. A maioria dos bancos abrem das 9:00 às 15:00 horas de segunda-feira a sexta-feira, embora atualmente muitas sucursais permaneçam abertas até às 17:00 horas. 

Eu pago imposto se eu comprar alguma mercadoria? 

Sim, existem impostos nacionais (TPS) e impostos estaduais. Pode-se obter a devolução do TPS (até 500 dólares canadenses) se antes tiver preenchido o formulário exigido no aeroporto e entregue os recibos correspondentes. É possível enviá-lo por correio posteriormente, mas para isto você deverá se informar no próprio local onde retirarão formulário de restituição de impostos e ser reembolsado, futuramente pelo governo canadense mediante cheque. As taxas aeroportuárias e alfandegárias variam em cada Estado. 

E sobre a TV no Canadá? 

Como em qualquer parte do mundo, os canais de TV no Canadá possuem programações mais voltadas a filmes, seriados, noticiários e documentários. Uma curiosidade, os canais de TV no Canadá, abertos ou por cabo, são obrigatoriamente canandenses. Não existem, como no Brasil, canais americanos ou europeus, como MTV, Cartoon Network, Fox etc. Os canais americanos em geral são representados por canais parceiros ou retransmissores. Esses canais retransmitem parte da programação, com horários diferenciados de acordo com cada Estado. Ex. A Disney Channel é retransmitida pelo Family Channel. O conteúdo tem que ser entre 40% americano e 60% canadense. Por este motivo existem tantas produções canadenses como filmes, desenhos e seriados. 

Qual a voltagem das tomadas no Canadá? 

Voltagem dos equipamentos: no Canadá, a maioria dos equipamentos tem voltagem de 110v. Portanto, verifique se seu equipamento tem dupla voltagem. Em alguns estados brasileiros como Nordeste, alguns equipamentos tem apenas voltagem 220v. O custo x benefício para procurar um técnico e mudar a voltagem do equipamento não compensa no Canadá.  Os plugues encontrados nas tomadas do Canadá são diferentes dos modelos brasileiros. Nesse caso, leve um adaptador do Brasil ou vá até uma loja de 1 dólar no Canadá, como a Dollorama ou a Dollar Store, que você vai encontrar adaptadores por apenas CAD 1,00. Também não esqueça de dar uma olhada no plugue da sua máquina fotográfica, caso utilize baterias recarregáveis, e fique de olho ao comprar equipamentos no Canadá que no futuro serão usados no Brasil. 

E sobre a Internet? 

O Canadá tem em torno de 30 milhões de usuários de internet, quase 85% da população é usuária da internet de alta velocidade. 

São quase inexistentes as casas de acesso a internet, no caso, no Brasil, as chamadas “lan house”, o sinal “wireless” é gratuito em quase todos os locais públicos das maiores cidades do Canadá. É bom levar um note book, ou comprar um por lá, para acessar a internet da casa de família ou até da escola. 

Como funciona o transporte público entres as cidades no Canadá? 

Trem no Canadá

Todo Canadá – VIA National Trains.

Exemplificando: Toronto para Vancouver aproximadamente 3 dias e 3 noites – 4.500 Quilômetros. www.viarail.ca 

Ônibus 

No Canadá, o sistema de ônibus não é aconselhado a não ser para curtas distâncias. Os ônibus são pouco confortáveis e a melhores opções de transporte para longas distâncias é o trem ou avião. 

Cia. Aéreas no Canada 

As principais companhias aéreas do Canadá são: AirCanada - WestJet CanJet e SkyService. Existem ainda outras companhias menores que fazem vôos de curta duração

Custo de vida no Canadá 

Qual é o custo de vida no Canadá? 

Alguns itens que fazem parte do custo de vida de um intercambista classe média, tendo como base as cidades de Toronto e Vancouver: 

Para aqueles que optarem por comer em restaurante, na média uma refeição com comida, bebida e sobremesa, custa aproximadamente $ 30,00 CDN. Neste caso, para uma pessoa, então, a saída é cozinhar em casa, para economizar. 

Na média, se gasta por pessoa, com alimentação cozinhando em casa, aproximadamente $ 180,00 por semana. Valor incluindo compra de itens de limpeza, higiene pessoal e extras. É possível gastar até menos, dependendo das promoções que você pega e do tipo de alimentação. Como em todo o lugar, dependendo da época as frutas são caras, por isto tem que pesquisar outro item caro é a carne vermelha. 

Os passes de ônibus que dá direito a utilizar os ônibus por um mês custa 

Para aqueles adeptos das lavanderias “sel service”, a média de gasto fica em torno de 40,00 CAD por mês, caso não possua as máquinas de lavar e secar dentro da acomodação. 

Já as festas, passeios ou outro tipo de lazer, fica na faixa de 50,00 CAD a 250,00 CAD por mês. Esse valor varia muito com a freqüência dos passeios e os tipos de entretenimento que você pretende fazer. No verão você costuma sair mais, portanto gasta mais também. 

Qual o valor da alimentação básica na Canadá? 

Lanche MacDonads's CAD 4,59
Café Médio no StarBucks CAD 1,98
Suco Natural (1 litro) CAD 1,00
Leite (4 litros) CAD 3,99
Pacote Pão de Forma CAD 1,50
Saco de Arroz (8 kg) CAD 7,00

Como é o uso de bebidas alcoólicas no Canadá? 

Bebidas alcoólicas em garrafas são vendidas em lojas especiais, do governo, chamadas “Liquor Store”, bem como existem, as lojas privadas, que geralmente ficam abertas fora do horário comercial. Entretanto, bebidas alcoólicas, inclusive cerveja e vinho somente podem ser consumidas em estabelecimentos devidamente licenciados, como restaurantes, saguões de hotéis, pubs e boates. Atenção: é proibido beber na rua e menores de idade não podem entrar em bares. No Canadá são considerados menores todos aqueles abaixo de 19 anos de idade. Salienta-se que é infração grave, sujeita a prisão, caminhar alcoolizado nas ruas de qualquer cidade canadense.